"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

Outros Posts

sábado, 22 de outubro de 2011

Transmissão do Pecado - Esboço Teológico



O PECADO ORIGINAL OU PRIMEIRO PECADO
Há dois significados para este conceito. PRIMEIRO, refere-se simplesmente ao pecado de Adão no Éden, o pecado original. SEGUNDO, a Bíblia ensi­na que o pecado de Adão envolveu toda a raça humana.
Em Roma­nos 5:12 Paulo afirma que através da desobediência de Adão o peca­do e a morte se tornaram realidade para todos os homens “PORQUE TODOS PECARAM”, isto é, todos pecaram em pecado de Adão (Rm 5:14-19; 1 Co 15:22). O pecado praticado por Adão, o primeiro pecado humano é o pecado original, mas as suas implicações não apenas vieram sobre Adão.
O pecado de Adão FOI IMPUTADO a toda raça. ADÃO FOI O CABEÇA FEDERAL DA RAÇA HUMANA, sua ação foi federativa, bem como ESTÁVAMOS EM ADÃO SEMINALMENTE.  Logo seu pecado, não só repercutiu sobre ele, mas foi além do indivíduo, passando para toda raça. Ou seja de Adão herdamos a natureza pecaminosa e a culpa. 
Portanto, assim como por um só homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, porque todos pecaram. (Rm 5:12 )
 Em Adão, todos morrem, assim também todos SERÃO VIVIFICADOS EM CRISTO. (1 Co 15:22)
IMPUTAÇÃO
O significado da palavra  é  debitar, atribuir responsabi­lidade ou ainda, lançar na conta de alguém. É a transferência de virtudes, características, méritos ou penalidades para outrem, sem que esse tenha tido qualquer participação ativa no ato original. Um exemplo clássico deste conceito está na Epístola a Filemon. Paulo as­sumiu a dívida de Onésimo junto a Filemon.  
Se, portanto, me consideras companheiro, recebe-o, como se fosse a mim mesmo. E se algum dano te fez, ou se te deve alguma coisa, lança tudo em minha conta.  (Filemon  17,18)
Há ainda nossa justificação, onde nos foram creditados os méritos (a justiça) de Cristo.
Cristo nos resgatou da maldição da lei, fazendo-se ele próprio maldição em nosso lugar (porque está escrito: Maldito todo aquele que for pendurado em madeiro), (Gálatas 3:13)
 
A TRANSMISSÃO DO PECADO
O REALISMO [ OU SEMINALISMO]=Toda raça herdou a natureza pecaminosa e o FEDERALISMO a culpa.

O REALISMO, A NATUREZA
Tomando Romanos 5:12 de modo literal. “Todos pecaram em Adão” significa que todos nós estávamos presentes e envolvidos quando Adão pecou: a natureza hu­mana genérica universal, que abrange a natureza individual de todos os homens, achava-se presente seminalmente  “em Adão”. Há no Novo Testamento essa ideia em Hebreus 7, onde Levi, muitos décadas antes de existir estava nos lombos de Abraão. Este é o conceito do Realismo na questão da transmissão do pecado, expressa a ideia de que todos nós estávamos pecando com Adão. Este conceito está associado à depravação da natureza humana.
Ausência de Justiça original e a presença positiva do mal.

FEDERALISMO, A CULPA
Toma como base o paralelo entre Adão e Cristo (Rm 5:2-19; 1 Co 15:22,45-49). Trata da culpa e não da natureza. Como estamos em Cristo, estávamos com Adão. Trata mais da justiça praticada por um e por outro,  isto é, liderança representativa, ou federal. O principio é idêntico: em vista de nossa união com Adão, sendo ele o nosso representante, somos pe­cadores culpados; devido à nossa união com Cristo, pela fé, somos declarados pe­cadores justos.                

2 comentários:

  1. Caro Paulo,

    Excelente esboço! Olha que me animei em plagiá-lo para um estudo em minha igreja... Bem, se fizer isso, obviamente lhe pedirei autorização.

    Ando sumido do blog e da própria net em razão de um acúmulo insuportável de trabalho e alguns problemas decorrentes dele, das relações profissionais. O que justifica, de certa forma, a minha ausência.

    Embora muito atarefado, resolvi mesmo ir, com meu pastor, na conferência da Fé Reformada aí na sua cidade, Manaus. Chegaremos no dia 02/11. Espero que possamos nos encontrar, aliás, é meu forte desejo que tal aconteça.

    Vamos tratar este assunto por email, caso o irmão deseje.

    Grande abraço e que Deus o abençoe e à sua família.

    Ricardo.

    ResponderExcluir
  2. Irmão,

    será um prazer enorme.

    envie-me e-mail para definirmos alguns detalhes.

    brasilpsa@gmail.com

    Paulo

    ResponderExcluir

1. Seus comentários são bem vindos.
2. Por favor, faça-os sempre com base nas Escrituras, caso contrário, nenhum valor terão.
3. Não há moderadores, seu temor ao Senhor é um.

Tomo as ofensas pessoais como incapacidade de refutação.

Em Cristo.