"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

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terça-feira, 23 de março de 2010

Autorização para pecar

Julgai todas as coisas, retende o que é bom.
(1 Ts 5:21 )
É comum pessoas que se intitulam crentes – por favor, não ultrajem ao Senhor, falando que até satanás o é – utilizarem este verso na tentativa de ajustar as Escrituras à sua vida de pecados .

É antiga a astúcia de distorcer, estender, mal verter a Palavra para justificar pecados. Portanto, não há novidade alguma nessa empreitada.

Os romanistas tiram de lá o purgatório, a vela, a hóstia, adoração a Maria, os santos, a missa com defunto, a missa sem defunto e muitos outros desvelos satânicos.

Os apóstatas, por sua vez, de lá extraem com todo o poder das trevas as curas, a prosperidade compulsória, a maldição hereditária, G12, dentes de ouro, fogueiras, corredores, óleos, arcas de adoração e muito mais.

E do lado de cá já tilintam brindes com o sangue de Nosso Deus. Dizendo-se Irmãos em Cristo (?), levam à deriva o texto de Paulo, desconsiderando o contexto, banqueteiam-se no pecado justificando que o fazem para reter o que é bom! Se questionados, alargam-lhes os olhos e sorriem: É mandamento do Senhor! Afirmam assim, que o texto os autoriza a pecar!

O que alegam faz sentido ou são eles o joio? Sem dúvidas, o são. Crescerão, não há como cortá-los, diz Nosso Senhor.
Vamos o que diz a Palavra. 
O termo JULGAI no contexto das Escrituras significa testar, examinar, provar, verificar (como testando metais para avaliar se é genuíno ).

Há muitas passagens que utilizam o mesmo termo, mas escolhi apenas estas.
Lc 12.56 INTERPRETAR ou DISCERNIR. Jesus ao confrontar judeus sobre o momento que viviam.
1 Co 11.28 EXAMINAR. Analisar a si mesmo para participar da Ceia do Senhor.
1 Tm 3.10 EXPERIMENTAR. Avaliar o homem para o exercício do diaconato.
1 Jo 4.1. PROVAR. Discernir sobre a origem das profecias ouvidas.
Assim, tanto no texto do Ap. Paulo aos Tessalonicenses, quanto nos versos acima permanece a idéia de discernimento.

Já a palavra RETER, um de seus significados é dirigir, manter o curso (como de um navio).
Assim, é totalmente estranha - e contrária - às Escrituras a interpretação dada por muitos - sempre mundanos, que o texto os autoriza a licenciosidade flagrante... para reter o que é bom.  Comumente são:
Podemos concluir que o Ap. Paulo neste verso apela para discernimento - julgai segundo o discernimento da Palavra - e manutenção de rota - da santificação.

  • Ouvintes e freqüentadores de shows mundanos - inclusive os gospels -  com os mais variados apelos a sensualidade;

  • Namoradores de ímpias e até casam;

  • Freqüentadores de batizados e casamentos católicos - e outros cultos;

  • Assistem filmes pornográficos, de bruxarias, de magias;

  • Frequentam e levam seus filhos para festas de bruxas;

  • Dedicam-se a leitura de textos que impiamente falam de Deus;

  • Tem signo do zodíaco em sua identificação;

  • Associam-se à política partidária;

  • Falam a linguagem do povo - palavras chulas, piadas de duplo sentido;

  • Tatuam-se, colocam piercing, andam rasgados - por moda - ... 
Apenas para reter o que é bom.

 Que discernimento há?  Que manutenção de rota de santidade há? Senão as sendas do pecado?
Contra os tais, ainda pesa a força do contexto que mostra o dolo existente na espúria interpretação. O texto (RC) diz:
Examinai tudo. Retende o bem. Abstende-vos de toda aparência do mal.E o  mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.
Contrária a idéia de conviver com pecado para reter o que é bom, segue a exortação: Abstende-vos de TODA forma de mal. Isto posto, desautoriza a experiência do pecado por qualquer que seja a motivação. E lemos no v. 23, uma oração ao Senhor para santificação dos irmãos. “O mesmo Deus da paz vos santifique em TUDO”.

Desmentindo aos que urdem tais mentes pecadoras, o Senhor nos exorta para santificação. E nunca o Senhor surgirá como co-participantes do pecado de qualquer criatura.

  
Porém, se não fizerdes assim, eis que pecastes contra o SENHOR; e sabei que o vosso pecado vos há de achar. (Nm 32:23)
A Ele honra, louvor e glória de eternidade a eternidade.
 

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