"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

Visitantes

Posts

sexta-feira, 4 de junho de 2010

A verdade e nada mais



o Espírito da verdade, ele vos guiará a toda a verdade. Jo 16:13




Muitos são capazes de pronto afirmar a obra do Espírito: Convencer o mundo do pecado, da justiça e do juízo, decerto são bíblicas tais afirmações. Há outros que atribuem ao Espírito de Deus um repertório de ações tão circense - exorcizar condicionador de ar, passando pela ajuda a ocultar contrabando até o não embranquecer dos cabelos - que não é proposta minha considerá-lo. Mas acredito dentre esses dois grupos há distintiva ignorância quanto ao ministério do Espírito Santo.


Folgo em saber que muitos outros têm convicção que o Espírito veio para nos preparar para toda boa obra, para engrandecer o nome do Senhor por meio de  vidas. Assim, volto minha atenção para o ministério do Espírito de Deus e o propósito e testemunho da Igreja do Senhor.
Qualquer que seja a abordagem adotada concluirá que o Espírito realiza sua missão cativo às Escrituras, nada fará fora dela. 

A missão da Igreja do Senhor e o ministério do Espírito estão unidos e interdependentes. O testemunho da Igreja do Senhor, de certa forma, permite-nos perceber a ação do Espírito. Sabendo que Seu ministério não se realizará sem a instrumentalidade da Palavra, pois dela depende, logo o testemunho dos santos emergem das santas Letras pelo poder do Espírito .


Tudo Ele faz em nós pela Palavra, nos capacita à submissão, introduz-nos ao reino celeste, prepara-nos para pregação, constrange o pecador, levando-o ao arrependimento, e continuamente faz que aqui haja testemunhas vivas, cidadãos celestes prontos para glorificar Aquele que nos arregimentou.

Deu-nos nova disposição mental, alterou a vida que vivemos, construiu palavras que falamos, deu sentido à comunhão que desfrutamos.

Assim, em nossas escolhas, preferências e intenções haverá de brotar frutos da semeadura feita nos verdes campos das Escrituras. As verdades eternas feito luzes aluminarão o profundo de nossas almas a ponto de abominarmos nossos vis pensamentos e propósitos.

Os textos santos como a chuva serôdia trazem o cheiro agradável da nova estação:
“pois tudo quanto ouvi de meu Pai vos dei a conhecer” (Jo 15:15).
Amar as palavras vindas em zéfiros celestiais, palavras do Pai:
“sim, na verdade, tenho também como perda todas as coisas pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor; pelo qual sofri a perda de todas estas coisas, e as considero como refugo, para que possa ganhar a Cristo” (Fp 3:8).
O Espírito conduz a mente santa aos arredores da pátria celestial, onde multidões de vozes entoam louvores ao Senhor:
“E cantavam o cântico de Moisés, servo de Deus, e o cântico do Cordeiro, dizendo: Grandes e admiráveis são as tuas obras, ó Senhor Deus Todo-Poderoso; justos e verdadeiros são os teus caminhos, ó Rei dos séculos. Quem não te temerá, Senhor, e não glorificará o teu nome? Pois só tu és santo; por isso todas as nações virão e se prostrarão diante de ti, porque os teus juízos são manifestos”.
Não posso ir além da verdade, nada mais quero que a verdade. Aceito as "perdas" que ela me impõe, pois sei que são incomparáveis os ganhos eternos, é o  sussurro do Espírito.

A Igreja ousa autonomia, quer além da verdade, mais que o Espírito. Trôpega, saiu à procura da última verdade, para não cair abraça-se  com o mundo... pobre igreja.

Não me permitirei aos estranhos ideais da sabedoria humana, aos discursos da lógica terrena, aos cansativos planos cristãos recheados da astúcia secular, muito menos à esperança estacionada nos corredores da ambição mensal. 


Espero no Senhor pelo Seu sempiterno socorro.

A Ele honra, louvor e glória eternamente.

6 comentários:

  1. Olá meu irmão Paulo,
    Graça e Paz.

    Excelente texto. Mais uma vez.
    Meu e-mail: s.menga@mandic.com.br

    Um forte abraço,
    Pr. Menga

    ResponderExcluir
  2. Pastor,

    obrigado pela visita.

    Desculpe-me ter utilizado seu blog para postar o link do vídeo.

    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Querido irmão Paulo,

    Por favor, não tem porque se desculpar. Eu gostei muitíssimo do vídeo.

    O irmão será sempre bem vindo ao SOBERANA GRAÇA.
    O meu e-mail também. Estarei sempre à disposição.

    Um forte abraço,

    ResponderExcluir
  4. Fazia tempo que eu não passava por aqui!
    Excelente artigo, Paulo!

    Um abraço!
    2timoteo316.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Shalom!

    Prezado Paulo, que bom saber que ainda há o remanescente. Em tempos de tantas heresias e mentiras, a bandeira da Palavra pura está sendo levantada!

    Medite no Sl 119.172

    Nele, Pr Marcello

    Visite: http://davarelohim.blogspot.com/

    e veja o texto: Sentado à destra de Deus

    P.s>>> Caso o irmão se identifique com o blog, torne um seguidor. Será uma honra!

    Grato.

    ResponderExcluir

1. Seus comentários e refutações são bem vindos.
2. Por favor, faça-os sempre com base nas Escrituras, caso contrário, são opiniões pessoais, com pouco valor
3. Não modero cometários, seu temor ao Senhor deve sê-lo
As ofensas pessoais podem ser substituídas por refutações, ajudariam a todos que passam por aqui.

Em Cristo.