"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

Visitantes

Posts

sábado, 13 de novembro de 2010

Morreu o Senhor


Manaus, 14, novembro,2010
Igreja Batista Regular Renascer

Está consumado! O último brado, depois apenas a liturgia perversa da morte.
Há silêncio em todo imensidão, jaz em uma cruz o Senhor do universo. Sobre aquele corpo está o registro da maldade humana.
As perguntas em profusão são lançadas aos quatro cantos da terra.
1.       Por que morreria o autor da vida?  Aquele em que nele tudo subsiste?
2.       Seria apenas a evidência da maldade contínua do desígnio do coração do homem e que não haverá restrição para tudo que intentam fazer?
3.       Quem, pois construiria o caminho da vida, o caminho da paz? 
4.       O que de Deus podemos aprender que está naquela cruz?


Nas santas palavras do Senhor aprendemos o amor, a retidão e a justiça.  Mas, na cruz a dor, profunda dor.  
Percorramos as sendas de sabedoria do Senhor Deus, deixemo-nos levar pelo Seu Santo Espírito. A Ele tributemos antecipadamente toda a honra, todo louvor, toda glória. 

João 19.30 diz: “Então Jesus, depois de ter tomado o vinagre, disse: está consumado. E, inclinando a cabeça, entregou o espírito”.

O Senhor em Sua Palavra afirma que a morte é a sua sentença contra o pecador. Todos nascidos de Adão estão sob acertada sentença. O salário do pecado é a morte ouvimos de lábios infantis em cada uma de nossas salas. Mas, pergunto-lhes: Quanto ao meu Senhor? Como foi para aquela cruz?
Recorramos à sabedoria de Deus, Sua palavra, nela lemos a respeito de Jesus, o Senhor – Evangelho de Lucas, cap. 1:
“Este será grande e será chamado Filho do Altíssimo; Deus, o Senhor, lhe dará o trono de Davi, seu pai, ele reinará para sempre sobre a casa de Jacó e o seu reinado não terá fim.”
E mais:
 “este ente santo que há de nascer, será chamado Filho de Deus.”

A eternidade santa do Senhor – o Filho do Altíssimo - viria experimentar este mundo caído, este mundo de horror e corrupção.

Escritor aos Hebreus ao contemplar o Senhor da glória registrou: 

Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se das nossas fraquezas; porém um que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado. (Hb 4:15)

assim também Cristo, oferecendo-se uma só vez para levar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para salvação. (Hb 9:28)

Não há como duvidar: O Filho do Deus Altíssimo, o rei eterno é santo. Jesus passou por aqui sem cometer pecados; morreu, está o céu e virá nos buscar em plena santidade. Nenhum pecado, nenhum mal cometeu.
Sendo a morte a justa retribuição para o pecado, temos confirmado que a morte jamais teve poder sobre Ele, assim, Nosso Senhor jamais morreria ou morrerá. Por que morreu então Nosso Senhor?


O Espírito mais nos diz: 
“Por isto o Pai me ama, porque dou a minha vida para a retomar. Ninguém ma tira de mim, mas eu de mim mesmo a dou; tenho autoridade para a dar, e tenho autoridade para retomá-la. Este mandamento recebi de meu Pai. “(Jo 10:17-18)

Encontramos um facho de luz que alumia mentes e corações. Palavras de Nosso Senhor: “Ninguém a tira de mim, eu de mim mesmo a dou”. O Santo eterno ofereceu-se voluntariamente para morrer. 


O profeta Isaías afirma que Ele não cometeu injustiça, nem houve dolo de sua boca (53.9). Andamos pela vereda do justo que está clareando mais e mais. 
Está consumado, e rendeu o espírito: O meu Deus se deu à morte. Nada, nem ninguém, poderia tirar a vida do Eterno.

Mais luz a nos iluminar nessa manhã:
Todavia, foi da vontade do Senhor esmagá-lo, fazendo-o enfermar; quando ele se puser como oferta pelo pecado, verá a sua posteridade, prolongará os seus dias, e a vontade do Senhor prosperará nas suas mãos. (Is 53.10)

“Foi da vontade do Senhor... se puser como oferta pelo pecado... e a vontade do Senhor prosperará em suas mãos”.
Estamos diante de um plano de sangue, morte e vida. A morte de Jesus é parte de um plano, é a ação de Deus na história humana.

Ainda o profeta Isaías cap. 53. Diz “ferido por causa da transgressão do meu povo?
Precisamos mais saber sobre a ferida de nosso Senhor. “meu servo justo justificará a muitos, e as iniqüidades deles levará sobre si.”

E mais:
mas ele levou sobre si o pecado de muitos, e pelos transgressores intercedeu. (Is 53.11-12).

Sim, as Santas Letras confortam nosso coração, confortam nossa alma. Nosso Deus, em amor e misericórdia, ofereceu-se voluntariamente para morrer por causa de minha transgressão, por causa de meus pecados, em meu lugar. 
Arrependamo-nos, choremos, ergamos aos céus nossos pedidos de misericórdia, pois é grande o nosso pecado. A vida de Deus em lugar de nossas transgressões.

Sim, naquele madeiro de Sua morte, está a nossa vida.

Naquele madeiro não apenas estava escrito: Jesus Cristo, o nazareno, rei dos judeus. Naquele madeiro estava escrito com sangue nossos nomes e milhões de outros nomes pelos quais o Senhor deixou-se à morte.


Está consumado, nada há para ser feito


Rejubilam os céus, e salmodiem povos, pois o nosso Deus assim o quis. 

4 comentários:

  1. Maravilhosa e bendita obra na conta de nosso Senhor, O Salvador, Jesus Cristo.
    Sem ela, não somos mais do que mortos, aguardando uma eternidade toda, no inferno e sem Deus.

    Bendito És Tu Senhor Jesus, que não olhou para nós, não viu toda a nossa sujeira, a podridão de nosso coração e mente, a nossa inimizade de Deus e afiliação do diabo.

    Bendito És Tu Senhor Jesus, que tomou o nosso lugar naquela cruz de maldição, tão somente em obediência santa a Deus, O Pai.

    Somos eternos devedores da graça bendita.

    Execelente texto pastoral e evangelístico, meu nobre amigo (se me permite) e irmão, Paulo Brasil.

    Um forte abraço,
    Pr. Menga

    ResponderExcluir
  2. Pastor Menga,
    sempre é muito prazeroso ter sua visita aqui.
    Seu comentário (doxológico) forneceu um moldura ao texto que a minha gratidão não é capaz de expressar.
    Bendito seja o Senhor.
    Em Cristo.

    ResponderExcluir
  3. Meu amado amigo (irmão),louvado seja o Senhor Jesus, verdadeiramente o Senhor tem sido misericordioso para comigo e todos os que acessam este bendito blog. Deus lhe dê muita paz.

    Mario e Marga

    ResponderExcluir
  4. Irmãos Amados Mario e Marga,

    que bom a visita de vcs.

    Que o Senhor continue abundante com os mui Amados.

    Em Cristo

    ResponderExcluir

1. Seus comentários e refutações são bem vindos.
2. Por favor, faça-os sempre com base nas Escrituras, caso contrário, são opiniões pessoais, com pouco valor
3. Não modero cometários, seu temor ao Senhor deve sê-lo
As ofensas pessoais podem ser substituídas por refutações, ajudariam a todos que passam por aqui.

Em Cristo.