"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

Visitantes

Posts

terça-feira, 6 de setembro de 2011

Sansão - Soberania e responsabilidade humana I


Mogi das Cruzes
06.09.2011

Quatro capítulos, apenas quatro capítulos são dedicados a Sansão, um libertador de Israel, voltamos a ler seu nome em meio a outros grandes nomes, homens que foram aprovados diante de Deus pela demonstração de sua fé em Hebreus cap. 11.


Nesses capítulos, estupefatos assistimos a maior reversão de expectativa de todo texto sagrado, pois a história de Sansão permite-nos adentrar um pouco mais na disposição e o poder da vontade humana. 


Sansão oferece-nos o registro de um homem em busca de sua satisfação. É sobremaneira prudente dispor nossa mente e nosso coração para percebê-lo sob a perspectiva religiosa, pois apenas assim, veremos como um homem desconsidera valores, consequências e sentimentos, sob a soberania, e ao mesmo tempo, benevolência do Senhor.

Qual o limite da vontade humana? Ao empreender minhas escolhas, poderia considerar que há outro plano para minha vida? Tudo está determinado e não tenho escolhas? Reconheço não ser suficiente para tais respostas, mas a empreitada nos oferece desafios e avaliações oportunas para nossas vidas, para percepção de nossos corações.

Exortados somos pelo Altíssimo para Dele pedir sabedoria. Peçamo-la, pois Ele liberalmente nos dá. Supliquemos ao Senhor, para que venha sobre nós sua graça; que abra nosso entendimento afim de que aprendamos dEle; pois apenas por Sua benevolência poderemos imprimir suas verdades em nossos corações, saindo daqui hoje certos de termos estado com Ele. 

O texto escolhido contém a vida de Sansão, se mais há, não nos foi revelado, precisamos tomar apenas o que está escrito para conhecê-lo melhor. O que podemos antecipadamente afirmar: Sansão é um homem determinado em atender à sua vontade, a despeito de conselhos e instruções... e principalmente da vontade de Deus.

O Livro de Juízes é marcado pelo recrudescimento do pecado da nação de Israel. O cap. 13.1, assim inicia:
“Tendo os filhos de Israel tornado a fazer o que era mal perante o Senhor, este os entregou nas mãos dos filisteus por quarenta anos”.

Não há por parte da nação disposição favorável ao nome do Senhor. Não há citações de homens em retidão diante de Deus; Israel está sob disciplina, e essa é feita por meio dos vizinhos filisteus. E nosso livro assim se encerra:
“Naqueles dias não havia rei em Israel; cada um fazia o que parecia bem aos seus olhos”.

A liberdade pessoal é a marca da nação de Israel, a vontade de cada um é soberana, mesmo que os conduza à escravidão. [Toda semelhança com nossos dias, mesmo que, parte do programa de Deus, mostra a dureza de cerviz do povo de Deus.]

Em meio a esse cenário Deus estende sua benevolência a uma família, cuja mulher é estéril, dando-lhe um filho (13.2,3). Transversal à desobediência do povo, Deus age para que seu plano seja consumado. 
Em (13.5,7) sabemos que aquela criança é consagrada a Deus desde o ventre de sua mãe. O menino é nazireu (separado e dedicado ao Senhor).


Logo Manoá, pai daquele que viria ao mundo (13.12), buscou ao Senhor para saber sua vontade (de Deus):
(1) como deveria criar a criança e;
(2) como aquela criança serviria ao Altíssimo.

A vinda da criança é antecipada por cuidados paternos e pela atenção de Deus. Nenhum desleixo ou negligência são permitidos. 
A própria mãe da criança deveria adotar cuidados especiais para consigo mesma, tudo para que a vontade do Senhor fosse cumprida (13.4,13).  
Por fim lemos que o menino nasceu foi-lhe dado o nome Sansão (talvez, pequeno sol) e cresceu e o Senhor o abençoou (13.24). 


Um cenário cuidadosamente foi criado e adequado para que a vontade santa do Senhor prosperasse por meio de, agora nominado, Sansão.  


Sansão é o homem que encerra a atenção de seus pais e do próprio Deus para uma grande obra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seus comentários e refutações são bem vindos.
2. Por favor, faça-os sempre com base nas Escrituras, caso contrário, são opiniões pessoais, com pouco valor
3. Não modero cometários, seu temor ao Senhor deve sê-lo
As ofensas pessoais podem ser substituídas por refutações, ajudariam a todos que passam por aqui.

Em Cristo.