"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

Visitantes

Posts

sexta-feira, 2 de março de 2012

O Livro de Deus e os nomes lá inscritos



A ideia de um livro de Deus onde o nome de pessoas está escrito não é uma invenção humana, pelo contrário, vem dos lábios do próprio Deus.

Sim, há um livro onde o nome de todas as pessoas que estarão eternamente com Ele está inscrito!. (Aceito a acusação de literalismo extremado!)
Então disse o Senhor a Moisés: Aquele que tiver pecado contra mim, a este riscarei do meu livro. (Ex 32:33)

“Meu livro” diz o Senhor Deus. Sofismas podem envolver-nos para “afirmar” que o termo livro não quer dizer mesmo livro, criam algum artifício, e acrescentam: Que necessidade Deus teria de livro? Faz sentido. Assim, tentam reformular o texto.

Mas literal ou não, a ideia que subjaz é de registro, de anotações, de memória. Não vejo  outra ideia além dessa que Deus queira dar: ter um livro. Assim, abandoná-la é negligência, parecendo uma fuga das consequências desse fato: Deus tem um livro com o nome das pessoas que não pecaram contra Ele.

Percebemos que essa exigência, “Não pecar contra Deus”, exclui todas as pessoas da terra, ninguém terá seu nome escrito no Livro de Deus.

Contudo, chegando ao Novo Testamento (Lc 10.20), o Senhor afirma a algumas  pessoas que seus nomes gravados estão nos céus.

Seria no livro de Deus?

O nome de pessoas está escrito nos céus, garante o texto sagrado. 


Os romanistas, em sua heresia de juízo final - julgamento das boas obras - podem, para criar dificuldades, dizer que se trata apenas dos apóstolos (e santos?) e ninguém mais.

O contexto, opondo-se a tal conclusão, diz que foram setenta... e não sabemos o nome de nenhum deles, anônimos, apenas anônimos. Mas,  tiveram a certeza que seus nomes estavam  (e continuam lá!) escritos nos céus.

Sim, há pessoas cujos nomes estão escritos nos céus. 
Quem seriam tais pessoas?


Lemos para refrigério de nossas almas: 

Em verdade, em verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna e não entra em juízo, mas já passou da morte para a vida(Jo 5:24)

 Os salvos em Cristo Jesus.

Onde está escrito teu nome?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seus comentários e refutações são bem vindos.
2. Por favor, faça-os sempre com base nas Escrituras, caso contrário, são opiniões pessoais, com pouco valor
3. Não modero cometários, seu temor ao Senhor deve sê-lo
As ofensas pessoais podem ser substituídas por refutações, ajudariam a todos que passam por aqui.

Em Cristo.