"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

Visitantes

Posts

quinta-feira, 7 de julho de 2016

Sim, Rev. Nicodemus, é preciso de cautela e honestidade.



Tenho assistido, graças a Deus, várias ensinos - pregações, palestras, mesa redonda etc. Grandes homens expondo seus conhecimentos a serviço dos santos. Entre os temas apresentados, a Escatologia, com correntes teológicas distintas, é abundante.

Acredito que tais posições, assim como outros pontos doutrinários, encontrem dificuldades em incluir em seu sistema alguns versos das Escrituras, a despeito de serem identificadas como doutrinas históricas dentro de seu grupo.

Acho saudável as discussões, sempre em busca da exaltação das Escrituras edificação dos santos e glória ao Senhor de toda sabedoria:

Em Quem [em o Cristo] estão, todos os tesouros da sabedoria e do conhecimento, escondidos. (Cl 2:3)

Contudo, assisti (https://www.youtube.com/watch?v=AKcBinEb-3Y) o Rev. Nicodemos afirmar que não há nenhum arrebentamento sigiloso previsto nas Escrituras para Igreja do Senhor. O que não é problema por acreditar que as promessas de Deus para a nação de Israel foram revogadas em benefício da Igreja.

Utilizando-se do texto “Mas vós vede; eis que de antemão vos tenho dito tudo” (Mc 13:23), falou que não o [Arrebatamento Invisível] encontrava ali em Marcos 13 ( capítulo inteiro). 

Tomando por base o termo: “vos tenho dito tudo”, acrescentou – parafraseio: “Se até aqui Ele [Jesus] nos disse tudo, e o arrebatamento não está aqui...” Concluiu: “Não haverá arrebatamento - invisível”.

Isso não faz parte de uma boa Teologia, e está em desacordo com a Doutrina da Progressividade da Revelação. Não há precedente na história das doutrinas cristãs que alguém atribua ou defenda que a partir desse ponto (Marcos cap. 13) as Escrituras são meramente deuteronômicas. E que todo o conteúdo subsequente do texto santo não oferece um novo ensino. 

O texto citado (Mc 13) descreve um cenário de juízo em terras judaicas e sinais desse tempo: o templo e sua destruição, muitos virão tentando ser o Cristo - quem está a espera de Cristo, senão judeus? sinagogas, a profecia de Daniel sobre o templo, Judeia. No verso 18, fala sobre o inverno dando um caráter local para os acontecimentos.

Decerto o texto não fala sobre arrebatamento (invisível), como também não fala sobre Igreja, não fala o destino de satanás, a vinda do Espírito Santo, sobre os dons, o selo dos santos, a pregação aos gentios e outras coisas mais. Mas isso não faz de tais pontos inverdades.

Há um sério risco quando, para defender nossas teses e credos, levantamo-nos acima das Escrituras. 

E ao encerrar ele afirma que é preciso ter cautela sobre o que o assunto encerra.

Sim, Rev. Nicodemus, é preciso de cautela e respeito para com as Escrituras. 

Um comentário:

  1. Maldita a Teologia com seus outros elementos acadêmicos, quando acrescenta ou retira um til ou jota da Lei... E por extensão das demais Escrituras: MALDITOS SEJAM! Que tristeza que este tal reverendo reverbere tanto contra as Verdades da Palavra de Deus. Agora entendi por que razão este vocábulo (reverendo) tanto me enoje. Meu recado pra ele é: vá tomar vergonha nesta cara barbada cara, larga de ser presunçoso, seu nojento!

    ResponderExcluir

1. Seus comentários e refutações são bem vindos.
2. Por favor, faça-os sempre com base nas Escrituras, caso contrário, são opiniões pessoais, com pouco valor
3. Não modero cometários, seu temor ao Senhor deve sê-lo
As ofensas pessoais podem ser substituídas por refutações, ajudariam a todos que passam por aqui.

Em Cristo.