"SENHOR, não é soberbo o meu coração, nem altivo o meu olhar; não ando à procura de grandes coisas, nem de coisas maravilhosas demais para mim. Pelo contrário, fiz calar e sossegar a minha alma; como a criança desmamada se aquieta nos braços de sua mãe, como essa criança é a minha alma para comigo. Espera, ó Israel, no SENHOR, desde agora e para sempre.(Sl 131)

Visitantes

Posts

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

A família segundo Deus: Introdução


É comum ouvirmos – de líderes, pastores e cristãos em geral - ou lermos orientações para casais, casamento, filhos... família, sem que haja a correta e necessária separação entre o que o mundo atribui ao termo e o que Deus planejou, criou e revelou nas Escrituras. 



Comete-se um grande erro quando, a partir do que vemos e sabemos, a respeito de família que está diante de nós, acreditamos ser o modelo original de Deus. 

Para que entendamos o que se passou ou quais mudanças houve, precisamos recorrer as Escrituras, pois nela temos todo o ensino a respeito da grande mudança que sobreveio à “família de Deus”.

No capítulo 19 de Mateus, Deus nos deixou um precioso texto a respeito da família em dois diferentes momentos da história humana. Entendê-los é fundamental para nos alinharmos à mente de Deus e separarmo-nos da “sabedoria deste século”. 

Vejamos o que Deus nos ensina:

O argumento inicia-se com fariseus que desejam testar o Senhor a respeito do repúdio da mulher pelo marido – em nosso tempo, podemos chamar de separação dos pais, portanto sobre família. 

Em resposta à questão, Jesus diz (v. 4): [Deus] “fez no princípio macho e fêmea os fez”. O termo “princípio” reporta-nos ao momento da história em que Deus criou sua família – “macho e fêmea os fez”. 

Em seguida, v. 5 explica-nos quando ocorreu “o princípio” (v. 4):
“Portanto, deixará o homem pai e mãe, e se unirá à sua mulher, e serão dois numa só carne”. 
Não há dúvidas a respeito do tempo que se refere o termo “princípio”: precisamente momento da criação da mulher realizada por Deus – livro de Gênesis 2.18-24.

É sempre bom lembrarmos que o contexto da criação utilizado pelo Senhor é ANTERIOR ao pecado de Adão, é ANTERIOR à morte. Um tempo do qual não há registro material – exceto as Escrituras. Sem morte, sem dúvida, a natureza humana completamente diferente da que hoje temos e conhecemos. 

Ainda sobre o tema (v. 8), Jesus afirma que Moisés permitiu a separação em virtude da “dureza de coração” dos hebreus. O termo dureza de coração ao longo das Escrituras é uma metáfora do pecado. 

No contexto, o termo "Moisés" deve ser entendido como o próprio Deus. Pois, se refere a autoria de textos do Velho Testamento. Portanto, Deus foi quem concedeu ao povo o “direito” de separa-se.

Que fato fez com que Deus no princípio afirmasse que o homem e mulher fossem uma só carne, para que depois, por meio de Moisés afirmasse que homem e mulher já não fossem uma só carne? O que explicaria? O motivo? Algum evento ocorrera entre o “princípio” em Gênesis e o tempo da “carta de divórcio” de Moisés em Deuteronômio para que Deus permitisse tal carta. E o texto responde: a dureza de coração do povo – o pecado. 

E, depois volta a afirmar que não foi assim desde o “princípio”. Ou seja, no “princípio” não havia necessidade de tal instrumento pela ausência da “dureza de coração”. Leiamos assim: a família de Deus é anterior ao pecado. A família que subsistiu, sob o pecado e a morte, não é a família de Deus. 

Sim, estamos diante de uma detalhada e esclarecedora descrição sobre a grande mudança que ocorreu com a família criada por Deus no “princípio” e a família do “tempo de Moisés”: os efeitos do pecado no mundo, inclusive na esfera familiar. 

Só assim podemos entender o que Deus construiu segundo seu caráter e sua santidade que ficou no Éden e o que vemos. Portanto, é correto trazer à discussão os efeitos do pecado sobre a humanidade e consequentemente sobre a família. Mesmo parecendo pessimista, as Escrituras garantem que a família criada por Deus sucumbiu ao pecado (Rm 3.23).

A correção conceitual será feita somente se submetida ao conhecimento de Deus e de Seu propósito para família. É vã a busca de soluções ou conceitos originados no humanismo em geral, na psicologia, na filosofia e nas religiões, decerto, de lá nenhuma utilidade será obtida. 

Não que Deus tenha sido “incapaz” de preservá-la, mas repousa sob mistérios a escolha livre de Adão pelo mal. E ainda o fato da total incompatibilidade entre Deus e o primeiro Adão, em que Deus puniu a todos: homem, mulher, natureza, o próprio satanás, trazendo a morte como pena pelo pecado.

Em Cristo, e apenas Nele, Deus, de certa forma, nos remete ao princípio, em que podemos olhar para nossas esposas e dizer: Carne de minha carne, ossos de meus ossos... recriada em santidade e trazida por Deus. 


A Ele toda honra e glória.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

1. Seus comentários e refutações são bem vindos.
2. Por favor, faça-os sempre com base nas Escrituras, caso contrário, são opiniões pessoais, com pouco valor
3. Não modero cometários, seu temor ao Senhor deve sê-lo
As ofensas pessoais podem ser substituídas por refutações, ajudariam a todos que passam por aqui.

Em Cristo.